domingo, 14 de março de 2010

Definições

Flâneur:
Termo criado pelo francês Charles Baudelaire para identificar aquela pessoa que observa tudo ao seu redor. Isso tudo no contexto da Revolução Industrial do século XVII, onde as mudanças no ritmo de vida, nas cidades, nos costumes foram marcantes. O flâneur é um ser que anda pelas ruas apenas com o objetivo de observar e analisar a cidade e ele o faz sem se inserir no cenário, ou seja, ele passa despercebido.

fontes: http://www.puc-riodigital.com.br/


Situacionistas:
São os seguidores do movimento Situacionismo, o qual surgiu nos anos 1950, 60 e que tinha uma postura vanguarda com relação à sociedade consumista e o modo de vida mercantilista da época. Eles propunham às pessoas uma modificação do ambiente, da cidade feita por elas mesmas com o simples objetivo de "vivenciarem"seu espaço, ou seja, assumirem uma posição ativa. Isso porque, para os situacionistas, estar alienado era não participar da construção, a qual seria uma forma de iniciar uma revolução contra o consumismo e modo de vida mercantilista. Para reconstruir esse ambiente, eles criaram a técnica da deriva.

fontes: www.vitruvius.com.br/arquitextos ; http://www.itaucultural.org.br/ ; http://www.deriva.com.br/


Flashmob:
É uma reunião de pessoas em um local público para a realização de algo, que foi previamente combinado através de um meio de comunicação público.

fontes:
www.wikipedia.org

Parkour:
Arte criada pelo francês David Belle, Le Parkour consiste em mover-se pelo espaço urbano ou rural superando qualquer tipo de obstáculo, desde paredes até pequenas pedras, e o fazendo o mais rápido possível. O objetivo da técnica é superar obstáculos de qualquer natureza usando as habilidades do corpo humano.

fontes:
www.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário