domingo, 16 de maio de 2010

Guto Lacaz

Eletro Esfero Espaço

Ao observar as obras de Guto Lacaz, achei-as muito interessantes e fiquei impressionada com a capacidade de criação do artista. O que me fez pensar, foi o fato dele pegar os objetos mais simples e comuns e fazer uso de sua função de um jeito completamente não trivial, que é o que acontece nessa obra: ele usa aspiradores de pó para, ao invés de aspirarem o ar, soprarem. E, tudo isso, para fazer com que bolinhas flutuem no ar com esse sopro.


Esse jeito de criar coisas novas a partir de outras já existentes é exatamente o que os professores comentaram com nossa turma. E, vendo essas invenções do Guto Lacaz, dá pra perceber que a criatividade não tem limites e que há inúmeras coisas que podemos fazer com os materiais mais simples. É só saber como combina-los.


Link para o video "video eletro esfero espaço": http://www.gutolacaz.com.br/artes/instalacoes.html



Auditório para questões delicadas

Eu percebi a obra como sendo uma crítica ao fato de que não há platéia que agüente tratar de assuntos delicados. Com isso, ele usa as cadeiras vazias e flutuantes para dizer que não há quem consiga sentar nelas (e, logo, ser uma platéia) para tratar desses assuntos sem afundar.
Eu achei muito inteligente a obra, pois ele consegue traduzir em um objeto (conjunto de cadeiras flutuando na água) uma possível opinião do autor. Chega a ser uma inspiração, pois mostra que é possível ter uma ideia e a “coisificar”.



Rotores

Essa obra é muito interessante pelo seu dinamismo e as várias possibilidades de interagir e mexer no objeto. Além disso, o fato da criação poder ser tocada e das pessoas poderem mexer nela para a obra acontecer é um aspecto mto bom, porque assim cada pessoa pode interagir da sua maneira e experimenta-la como quiser. O uso de plataformas independentes, fazendo com que cada uma gire com uma velocidade diferente, deixa a obra mais flexível.
O uso apenas do preto nas plataformas dá a impressão de que os objetos nela estão deslizando em cima dessa superfície, dando uma certa leveza aos movimentos.
Link para o video "vídeo exposição Rotores": http://www.gutolacaz.com.br/artes/objetos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário