quinta-feira, 6 de maio de 2010

Artista escolhido de Inhotim: Dan Graham

Nascido no estado de Illinois nos Estados Unidos, em 1942, Dan Graham é uma grande influência no campo da arte contemporânea. Dono de uma galeria, o artista também é fotógrafo, produtor de filmes, “culture theorist” e crítico de arte.

Conhecido mundialmente por seus trabalhos, pode-se dizer que os com vidro e espelhos, chamados de Pavilions, são os mais marcantes. Neles, Graham combina escultura, arquitetura e interação com o observador em uma mesma obra. Elas possibilitam diferentes pontos de vista, pois os materiais utilizados permitem às pessoas verem através deles ou então observarem os reflexos do lugar a sua volta, que mudam com a posição do observador. Ou seja, há uma alternância entre reflexão e transparência.


Two adjacent pavilions, 1978-81.

Sobre essa forma de interação da obra com o público, o artista disse a uma entrevista: “Estou interessado na intersubjetividade, explorando como uma pessoa, em um lugar e momento específicos, se percebe enquanto, ao mesmo tempo, vê outras pessoas ao seu redor, que por sua vez também a observam.”

Two way mirror cylinder inside cube, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário